sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Elm - Floral de Bach

Florais de Bach - Elm - Responsabilidade. Só devemos assumir aquilo que podemos suportar. Não estamos no mundo para suprir as expectativas alheias, apenas as nossas próprias. Pertence ao grupo - Desânimo e Desespero.

Segundo Mechthild Scheffer - "a energia do Elm foi corretamente definida como "sais aromáticos psicológicos". Elm dará força ao forte em momentos de fraqueza. Despertá-lo-á do sonho de inadequação impotente, fazendo-o pôr os dois pés no chão da realidade outra vez. A pessoa com a qualidade Elm identificam-se plenamente com a sua tarefa, para grande benefícios de todos em geral. Entretanto, por vezes se esquecem de que são, também, meros indivíduos, com necessidades altamente pessoais e limites físicos. Uma súbita exaustão, acompanhada de crise, ou seja, o estado negativo de Elm, ocorre freqüentemente quanto a pressão profissional crescente coincide com uma fase física passiva, determinada pela própria constituição da pessoa, com, por exemplo, na menopausa precoce. O erro está em que a pessoa se identifica fortemente com o papel da sua personalidade nesses momentos, pensando ser errado seguir a orientação do Eu Superior, que pede MODERAÇÃO. Ela esquece que todo o mundo, em primeiro lugar, é responsável por si mesmo, e precisa, antes de mais nada, satisfazer às exigências da sua alma e só depois às esperanças que os outros depositam no seu papel". 

Elm restaura a capacidade normal da personalidade para que o individuo possa cumprir com a sua responsabilidade, traz de volta a eficiência. Os problemas são vistos com perspectiva real. 


"Só aceitemos responsabilidades que podemos assumir. Sempre teremos a ajuda de que necessitamos". 

Nenhum comentário: