sexta-feira, 27 de julho de 2012

Cedro "a árvore de Deus"


Aromaterapia - História do Cedro Atlas a ' árvore de Deus' e símbolo de poder Divino na terra.

São exuberantes as árvores do Senhor, os Cedros do Líbano, que ele plantou e nos quais os pássaros se aninham e em cujos cimos a cegonha tem pousado.
Salmo 104:16

Nome botânico: Cedrus atlântica.
Família botânica: Coníferas/Cupressáceas.
Sinônimos: Cedro Atlas, Cedro marroquino, Cedro africano e Cedro do Himalaia.

O nome Cedro originou-se da palavra árabe Kedron, que significa “poder”.

Características da planta: majestosa e elegante árvore, sempre verde, sua madeira é muito resistente e aromática - pode crescer até 40 a 50 metros de altura.

Uso tradicional ao longo da história: - Sua madeira foi usada pelos povos fenícios, notáveis comerciantes entre os séculos X e I a.C. - seu território centrava-se na planície costeira onde hoje se encontram o Líbano e a Síria. Os fenícios usavam o Cedro na construção de seus barcos.
Também floi utilizado para construir templos perfumados em Jerusalém.
Os egípcios usavam preparados com o Cedro, para embalsamar seus mortos, na forma de incenso bem como para fins cosméticos e na preparação de perfumes.
Foi mencionado na Bíblia simbolizando força espiritual, bem como todas as coisas que eram férteis e abundantes.
Gregos como Dioscorides e Galeno referiam-se à resina do Cedro como preservadora do corpo contra a putrefação.
Os povos nórdicos usavam o Cedro para evocar o espírito de Wotan.
Segundo Gabriel Mojay (renomado aromaterapeuta inglês) Wotan inspira firmeza instintiva para quando estamos a enfrentar situações turbulentas, de forma a termos firmeza suficiente e torná-las produtivas no sentido de favorecer o nosso crescimento pessoal.
Em 1698, o químico francês Nicolas Lémery (1645-1715) mencionou a natureza terapêutica do óleo de Cedro, como um agente antisséptico urinário e pulmonar.

Acredita-se que o Cedro era um dos ingredientes do Midratide, o famoso antídoto contra veneno usado nos tempos do império romano, foi também indicado para tratar condições pulmonares adversas, como bronquite crônica, problemas urinários e como repelente de insetos.

Cedro para os momentos de enfrentamento de provações turbulentas, onde o corpo físico enfraquece e adoece. Confere força e resistência para os tempos de crise.

Foto - Vera Vera Lucia Guedes II Inglaterra.

Nenhum comentário: